Funcionamento da Escola Superior de Advocacia (ESA/CE) marca instalação da nova sede da OAB Ceará

O ano de 2018, em que a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA/CE) completa 30 anos de fundação, também passa a demarcar um novo ciclo para a ciência e a comunidade jurídicas. Inovação e modernidade aliada a um ensino democrático e de qualidade são as marcas da atual gestão, conduzida pelo diretor executivo Marcell Feitosa e agora arrematada pela instauração de uma nova e moderna estrutura física para Escola.

O evento de teste e instalação do novo equipamento acadêmico ocorreu durante a noite de 19.07.2018, realizado pela ESA/CE, em parceria com Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR). Com o tema “Maratona de processo civil: novíssimas interpretações dos tribunais”, o circuito de palestras trouxe três grandes nomes da advocacia: o conselheiro do CNJ e membro honorário vitalício da OAB/CE, Valdetário Monteiro; o professor e procurador do município de Fortaleza, Juraci Mourão Lopes Filho; e o professor e juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Tiago Rocha.

DIFICULDADES PARA INSTALAÇÃO 

Poucas horas antes do evento, o presidente da OAB Ceará enviou oficios a ESA/CE determinando que o encontro pedagógico  não se realizasse, tanto no evento teste de instalação como em outro de Direito Eleitoral que seria promovido na sexta-feira, 20.07, com o professor e advogado Vicente Aquino.

Embora tenha sido informado a OAB/CE por meio de oficio que a ESA/CE não dispunha mais da antiga sede na Desembargador Moreira e que toda sua infraestruturada esta sediada e pronta para o perfeito funcionamento na nova sede da OAB Ceara (Washington Soares, 800), com vistoria autorizativa do Corpo de Bombeiros e registro de adequabilidade na Prefeitura Municipal de Fortaleza, com todas as peculiares especificações de funcionamento da Lei Federal 8906/94, e que a própria  presidência da OAB Ceara já funcionaria no novo prédio desde 28 de maio de 2018, o presidente insistiu na tratativa politica de impedir o evento teste de instalação.

Restou demonstrado a enorme expectativa da Honrada Classe dos Advogados e Advogadas por capacitação qualificada e por imediato funcionamento das novas edificações da OAB/CE. pois mesmo com a profusão de oficios parte a parte os dois eventos acadêmicos ocorreram sem nenhum incidente, com ampla participação da advocacia cearense.

O EVENTO

A abertura do evento contou com a participação do diretor executivo da ESA/CE, Marcell Feitosa, que ressaltou a importância histórica do momento. “Para todos nós que compomos a ESA/CE, diretores, coordenadores e funcionários, é uma honra poder contribuir e celebrar a conquista de um equipamento de capacitação, qualificação e atualização que está à altura da dignidade e relevância da advocacia cearense. Estamos presentes diuturnamente para ofertar o que houver de melhor, no ensino e na cultura jurídica, para toda a advocacia do estado do Ceará”, assegurou o diretor executivo.

Estiveram presentes os Diretores da OAB Ceará, Roberta Vasques, vice-presidente, Fabio Timbo, Secretário Geral Adjunto, Gladson Mota, Diretor Tesoureiro, Erinaldo Dantas, presidente da CAACE, Waldir Xavier, vice-presidente da CAACE, Fernando Martins, Diretor Tesoureiro da CAACE, Raphael Pessoa Mota, presidente da OAB Região Metropolitana, Karine Moreira, diretora adjunta da ESA/CE, Marcelo Muniz Baptista Viana, Diretor do Conselho OAB Jovem, Daniel Aragão, Conselheiro da OAB-CE e ex-presidente da AJAFORTE, Patriarca Brandão, Conselheiro da OAB-CE e ex-presidente da AJAFORTE, Leonardo Feitosa, Conselheiro da OAB-CE, Bleine Queiroz Caúla, Primeira Secretaria da ACLJUR e professora, Reginaldo Vilar, Conselheiro da OAB-CE, os Conselheiros Jovens da OAB/CE, João Batista Filho e Robson Freitas. alem de centenas de advogados e advogadas.

UMA CONQUISTA COLETIVA

Durante a abertura, Marcell Feitosa também salientou as cooperações que permitiram a edificação exitosa do equipamento, destacando o papel desempenhado por Valdetário Monteiro, quando presidente da OAB/CE, fundamental para a precipitação do projeto; bem como o empenho da atual gestão da Ordem na sua conclusão.

Essa trajetória de conquista conjunta também é ressaltada por Valdetário Monteiro. “O evento coroa um trabalho coletivo da advocacia cearense e que há muitos anos ansiava por uma sede capaz de abrigar todos os departamentos da Ordem, como também por uma Escola Superior de Advocacia adequada para proporcionar a capacitação integral da classe. Participar do recebimento do terreno, da elaboração do projeto e da sua posterior instalação é motivo de muita alegria. Está de parabéns o diretor executivo da ESA/CE, Marcell Feitosa, pela iniciativa, bem como toda a sua diretoria”, conclui.

O sentimento é compartilhado por Juraci Mourão Lopes Filho, ao avaliar a noite de inauguração. “Se alguma advogada ou advogado desejar ter a noção de quão elevada é a profissão que exerce, pode projetar sua materialização na nova sede e contemplá-la, interna e externamente. É realmente esplendorosa. Mas não só os tijolos e as pessoas que lotaram pela primeira vez um de seus dois imponentes auditórios tornaram a noite memorável. Havia em todos, sendo quase palpável no ar, os sentimentos de orgulho e pertencimento. Cada um dos presentes compartilhava a nítida sensação de adentrar pela primeira vez em casa nova e própria, erguida com suor e lágrimas de muitos abnegados.”

Tiago Asfor proferiu a palestra “Execução frustrada: nunca mais”, tratando sobre as medidas executivas atípicas. Para ele, a infraestrutura constituída e a numerosa adesão ao evento comprovam o triunfo do projeto conquistado. “A estrutura de alto nível deve localizar a instituição em um patamar elevado no cenário jurídico local. Foi uma honra participar de um evento histórico e tão importante, que, em período de férias, contou com um auditório cheio e com a presença de boa parte da diretoria da Ordem. Está de parabéns o diretor executivo Marcell Feitosa pela organização e pela conquista”, conclui.

SAIBA MAIS

A nova sede da ESA/CE integra as novas instalações da OAB/CE. A Escola é composta por um auditório com capacidade para 350 pessoas; 3 salas de aula, sendo que duas delas oferecem suporte para 70 alunos e a terceira possui capacidade para 40 alunos; recepção própria; sala da diretoria; setor administrativo e sala de professores e coordenação. Está localizada na Av. Washington Soares, 800, térreo, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.

VEJA O EVENTO EM FOTOS.