ACLJUR presente na instalação da Academia Cearense de Turismo – ACT

A Academia Cearense de Letras Jurídicas – ACLJUR foi representada nesta quinta-feira, 12, pela primeira-dama da academia, advogada Ana Karine de Oliveira Moreira, na cerimônia de instalação da Academia Cearense de Turismo (ACT), realizada no Auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE).

Na ocasião foi conferido o Título de Sócio Honorário da Academia Cearense de Turismo ao presidente da Academia Cearense de Letras Juridicas, Conselheiro CNJ Valdetário Andrade Monteiro.

O primeiro presidente aclamado da ACT foi o engenheiro Pedro Carlos da Fonseca, que preside o Fórum de Turismo do Ceará. A iniciativa foi do Skal Internacional Brasil, dentro do Projeto Turismo Mundo Afora.

Segundo a idealizadora da novel academia e presidente do Skal Internacional Brasil, empresária Priscila Cavalcanti, a ACT está comprometida com o desenvolvimento e expansão das atividades econômica, social e cultural do turismo, tendo em seus objetivos a realização de programas, diagnósticos e análises das questões fundamentais ao desenvolvimento, valorização e aplicação de estratégias para um turismo pleno e sustentável.

“Sua atribuição é criar elementos que superem as adversidades naturais e estruturais das regiões turísticas, zelando pela sua conservação, além de defender a preservação das belezas naturais, valorizando e promovendo o patrimônio cultural, seu folclore e sua gastronomia em todo território estadual”, destacou Priscila.

A Academia terá como objetivo a criação execução e monitoramento de ações e projetos, dentre eles, está o monitoramento e controle (pesquisa e análise), que visa a implementação do Observatório do Turismo da ACT.

Esse observatório será um instrumento de pesquisa e avaliação da atividade turística para o seu desenvolvimento e sustentabilidade com formação de um núcleo de inteligência voltado para as ações implementadas em todos os municípios do Ceará de forma direta ou indireta, contribuindo para ser reconhecidamente um destino inteligente.

Através da promoção e desenvolvimento territorial, o projeto da ACT tratará da análise e avaliação, e diagnostico propositivo nos territórios denominados e reconhecidos como Excelência em Gestão Municipal. 

O foco será na gestão municipal e sua cadeia produtiva, disponibilizando orientação e ferramentas de melhoria das suas estruturas de competitividade e avanços na promoção do turismo.

Já a certificação Excelência em Gestão Municipal – conferido como validação do desempenho do gestor público municipal e seus parceiros da cadeia produtiva do turismo – será trabalhada em parceria com entidades ou instituições em esfera municipal, estadual e/ou federal que possam contribuir na execução das ações propostas.